sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Respostas aos Benefícios do Agronegócio
             
      “O emprego da biotecnologia para o desenvolvimento de novos produtos e processos é de importância estratégica para o agronegócio brasileiro e mundial. Todos os anos, 40% das safras de alimentos do mundo são perdidas por ataques de insetos ou fungos. Hoje, no Brasil, gastam-se cerca de US$ 2.5 bilhões com pesticidas. A trangenia poderá ajudar significativamente na redução destas perdas, trazendo impactos importantes tanto no que respeita à diminuição dos custos de produção quanto à conservação do meio ambiente.”

R: O uso de pesticidas pode sim reduzir ou exterminar as populações de insetos, mas ele não resolve o problema a fundo, o porquê de o inseto estar ali e portanto ele irá voltar a atacar a cultura de interesse. Hoje podemos observar pragas que conseguiram criar resistência a esses pesticidas como a lagarta do milho. É eminente que não existe o respeito com o meio ambiente, pois rios são contaminados diariamente com agrotóxicos, solos são salinizados a ponto de não serem mais agricultáveis, pessoas como traz o documentário “O veneno esta na mesa” são intoxicadas de diversas maneiras e esses fatos são “encobertos” pelos grandes produtores e também pelos grandes empresas que são totalmente influenciadas pelo agronegócio.

“Os transgênicos podem produzir alimentos com melhores características nutricionais do que as das espécies naturais.”

R: Os transgênicos dificilmente conseguem igualar seus nutrientes a de uma planta orgânica, mas mesmo igualando ou ultrapassando isso não garante que o transgênico seja saudável, pois estudos feitos na frança com ratos de laboratórios mostram os efeitos do milho transgênico, onde diversos ratos desenvolvem vários tipos de tumores.
               
  “Com os transgênicos são conseguidas variedades de cultivos mais resistentes às adversidades (pragas, seca, geadas, etc.), garantindo a produção.”


R: Não é necessário plantas transgênicas para tal feito, pois o fato das plantas crioulas terem uma alta variabilidade genética já as fazem resistentes a diversos fatores naturais, como secas, geadas e outros além delas manterem uma estabilidade da produção.

0 comentários :

Postar um comentário